A Era Vitoriana corresponde ao reinado de Vitória na Inglaterra, de Julho de 1837 à janeiro de 1901. Tempo esse que a burguesia e o consumo estavam em um nível elevado devido à Revolução Industrial (crescimento do comércio) e da confecção de roupas com o advento das máquinas de costura. A Era Vitoriana divide-se em dois momentos: 1837 - 1860 e 1861 - 1901.
Esse período, pela Rev. Industrial exigia muito trabalho, muita demanda com pouca remuneração, isso fez com que as pessoas em momentos sentissem nostalgia, fugiam da realidade quando podiam.
O vestuário feminino consiste em espartilhos usados desde crianças e saias acompanhadas de camadas de anáguas e crinolinas, preferenciamente com tecidos claros. O reinado da Vitória exigia um estilo mais recatado e aparência vulnerável. Surge nesse mesmo momento a alta costura. Com o advento da energia elétrica, começam os bares, casas noturnas e teatros, as pessoas precisam estar bem arrumadas. É necessária a produção mais asseada. A moda começa a se evidenciar e começa a crescer comercialmente.
Até mesmo os dândis usavam espartilhos apertados para deixar a cintura bem marcada.
A segunda fase é quando o marido de Vitória, Príncipe Albert morre e a deixa de luto. As roupas tornam-se de silhuetas menores, As saias começaram a ser retas na frente, concentrando o volume apenas atrás. Os espartilhos começaram a sair de moda assim que as mulheres foram inseridas no mercado de trabalho.


Nenhum comentário:
Postar um comentário