sábado, 22 de novembro de 2014

Reinaldo Lourenço e o Neoclássico

O estilista Reinaldo Lourenço buscou inspiração na arquitetura neoclássica para a coleção primavera/verão 2008 apresentada no SPFW.

O Estilo Império deixa de lado a exuberância do Rococó. O vestuário dos homens passa por um proecesso de simplificação, considerando que houve uma falta de cuidado de qualidade na roupa masculina.  Substitui o vestuário carregado do Rococó, passando a ter então uma roupa com um corte mais apurado, sofisticado.  O visual feminino então chamava mais atenção nessa época, o foco era todo em tecidos mais leves, não existia mais o uso dos corsets, roupas sem nenhum volume e o corte da cintura subiu para abaixo do busto, o uso de bolsas começa nesse período por não mais terem lugares para carregar seus pertences. Os chapéis estavam sempre presentes, pois a mulher para ser vista como uma mulher recatada, comportada e de família tinha que ser branquinha, mostrando que ela não saía para se mostrar na rua.

Abaixo, as fotos com as comparações!

 

Este desfile tem relação com o neoclássico pois tem a presença de lenços como se fossem os chapéus, os cores mais secos, mais curtos e mais retos, com tecidos simples e fluídos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário